Moção nº 12 de 2023

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Moção

Ano

2023

Número

12

Data de Apresentação

06/10/2023

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

 

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Urgênte

    Em Tramitação?

    Não

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Moção de Aplausos a atleta PATRÍCIA DOS SANTOS, pela trajetória esportiva e pela viagem à Alemanha, para participar de sua primeira maratona (42km em Berlim).

    Indexação

    A vereadora abaixo assinada, no uso de suas atribuições, nos termos do art. 139, inciso X requer, após deliberação do Plenário, que seja encaminhada a presente ´´MOÇÃO DE APLAUSO´´, a atleta PATRÍCIA DOS SANTOS, pela trajetória esportiva e pela viagem à Alemanha, para participar de sua primeira maratona (42km em Berlim).

    Patrícia, uma atleta que encontrou na corrida uma forma para cuidar da mente, do corpo e vencer um estágio depressivo pelo qual passava. Aos 35 anos, já conquistou pódios e vitórias no esporte de alta intensidade.

    Incentivada pelo irmão Sebastião Luciano Santos, e pelo ex-colega de trabalho Antônio Resende Pinto, Patrícia participou de sua primeira corrida promovida pelo Serviço de Saneamento Ambiental Municipal (SESAM) há mais de 7 anos. “Na época a participação de mulheres era mínima, e ela foi uma das primeiras a chegar. A premiação era um pequeno valor em dinheiro, mas que a fez participar sempre dos eventos”, relatou a atleta, que hoje trabalha na própria instituição, a dez anos.

    Patrícia contou ao Jornal Carmópolis Notícias, que detestava a prática de atividades físicas, mas em 2016, enquanto enfrentava problemas familiares, encontrou na corrida um refúgio, novamente por incentivo do irmão Sebastião e do amigo Antônio (fundador da Associação de Corredores de Rua de Carmópolis - Ascorc).

    Ela, que já participou de provas em diversas cidades mineiras e de outros estados brasileiros, alcançando grandes vitórias, chegou a realizar percursos em montanhas e trilhas de até 56kms. Atualmente, Patrícia tem uma rotina de treinos intensa, seis dias por semana após seu horário de trabalho. O motivo: sua primeira participação em uma maratona de 42km na Alemanha, em Berlim.

    Natural de Carmópolis, filha de José Geraldo dos Santos e Maria Cândida dos Santos, uma família numerosa, composta de 8 irmãos incríveis como ela disse, os quais ela considera seus ídolos. Mãe de Maria Eduarda Nunes dos Santos, uma adolescente de 16 anos. Patrícia contou que muitas vezes tirou ela da cama de madrugada, para leva lá nas competições e tiveram o privilégio de conhecer ótimos lugares juntas. Com o passar dos anos foi ficando cansativo pra ela. Atualmente ela não vai em todas as corridas, mas é uma filha maravilhosa, sua maior incentivadora, quem lhe ajuda para que consiga conciliar a corrida com as tarefas diárias. É uma ajudando a outra na rotina do dia a dia para ficar mais fácil e darem conta. Disse que alguns vezes gera um estresse, mas elas se entendem.

    Patrícia nos contou que correr tornou -se uma terapia diária, salientando que qualquer atividade física nos fortalece fisicamente, emocionalmente deixando mais fortes para lidar com as adversidades que temos ao longo da vida. Acrescentou que são oito anos nessa vida corrida, e ao longo desses anos muitas histórias, e muitos quilômetros percorridos.

    Nesse ano de 2023 Patrícia conta que foi agraciada com uma viagem para Alemanha, para participar de sua primeira maratona (42km em Berlim). O ciclo de treinamento para conseguir concluir a prova foi bem puxado. Seis vezes por semana um volume alto de treinos. Uma experiência de vida indescritível, primeira viagem para outro país e poder correr com 48 mil corredores de 156 países diferentes.

    Temente a Deus ela agradeceu a oportunidade recebida, bem como o apoio recebido dos seus 8 irmãos. Segundo ela um deles lhe disse: ´´Não importa se não ganhar; sempre te amaremos´´. Ela disse que eles são seres incríveis, que sempre lhe apoiam e dão muito amor. Contou que perderam os pais muito cedo, mas se tornaram mais unidos e amigos uns dos outros. Disse que quando olha pra trás vê o quão difícil a vida pode ter sido, mas o quanto Deus é bom pra fazer infinitamente mais.

    Patrícia finalizou suas palavras dizendo que o sedentarismo causa uma infinidade de problemas de saúde. Todos estamos sujeitos adoecer, mas cuidados amenizam. Atividade física é um investimento simples a nossa saúde um ato de amor próprio.

    Essa atleta, Patrícia dos Santos, é exemplo de superação e persistência para nós carmopolitanos, por isso é merecedora de todos os nossos aplausos.



    Carmópolis de Minas, 03 de outubro de 2023.

    Ver. (a) Whatiffa Francielly dos Santos Nogueira
    PSD

    Observação